Como aumentar a vida útil da bateria do carro? Entenda mais

Como aumentar a vida útil da bateria do carro? Entenda mais

Muita gente não dá a devida atenção ao assunto, mas cuidar da bateria do carro traz muitos benefícios e pode até prolongar sua vida útil, evitando gastos desnecessários com trocas frequentes.

A grande maioria das baterias vendidas atualmente no mercado nacional é selada, ou seja, não necessita de manutenção ou reposição de água como as de antigamente. Isso pode dar a impressão de que não dá para cuidar dela, mas não é bem assim.

Existem alguns hábitos que o motorista pode adotar para prolongar a vida útil da bateria do veículo. No post de hoje, mostraremos os 5 principais. Confira!

1. Nunca ultrapasse a capacidade da bateria do carro

As baterias automotivas geralmente possuem a mesma voltagem (12 volts é a mais comum para carros de passeio e 24v para veículos mais pesados), mas elas têm capacidades diferentes. Essa capacidade é medida em amperes/hora (ah).

Isso deve ser respeitado sempre, tomando cuidado, ao instalar novos equipamentos eletrônicos, para não ultrapassar essa capacidade. Caso seja necessário instalar uma bateria com mais ah, consulte um eletricista de confiança, pois todo o sistema tem que ser atualizado — inclusive o alternador.

2. Desligue os equipamentos do carro antes da partida

O momento em que a bateria é mais exigida é na hora de dar partida. Isso porque o motor de arranque precisa de muita energia para poder girar todo o motor. Por isso, antes de ligar o carro, certifique-se de que os seguintes equipamentos estão desligados:

  • Faróis;

  • Ar-condicionado;

  • Rádio;

  • Desembaçador de vidros;

  • Acendedor de cigarros.

Esses componentes consomem energia e podem deixar seu carro sem a corrente suficiente para a partida. No caso do ar-condicionado, além de consumir energia para fazer o ar circular, o compressor também deixa a partida mais pesada e exige mais do carro.

3. Coloque o carro para funcionar regularmente

A bateria do carro não é carregada milagrosamente: ela precisa que o motor esteja ligado para que o alternador renove sua carga. Por isso, nunca é aconselhado deixar o carro muito tempo desligado consumindo somente a energia que resta na bateria.

Regularmente, dê partida no carro e deixe-o funcionando por alguns minutos. Isso vai garantir que a carga da bateria nunca se esgote e que sua vida útil aumente.

4. Cuide dos terminais da bateria

Os terminais da bateria são os responsáveis por transmitir tanto a energia que sai da bateria para o carro, quanto por receber a energia de recarga que vem do alternador. Por isso, é preciso que eles estejam bem cuidados e protegidos.

Certifique-se de que a proteção (de plástico ou borracha) fornecida pelo fabricante esteja instalada e que os terminais estejam bem apertados. Quando um terminal está meio solto, o carro passa a desligar sozinho e a apresentar falhas em alguns componentes.

5. Fique de olho no alternador

Um dos principais componentes responsáveis por manter a saúde da bateria em dia é o alternador. Por isso, sempre que for trocar ou checar a bateria, peça uma avaliação do alternador.

Essa peça quase nunca precisa de troca, portanto ficar de olho na sua manutenção básica como limpeza, aterramento e checagem dos cabos vai garantir que você não tenha dores de cabeça com a bateria no futuro.

E aí, vai seguir nossas dicas para aumentar a vida útil da bateria do carro? Para continuar recebendo dicas interessantes para cuidar do seu automóvel, que tal, então, conferir 4 dicas para customização para deixar o carro do seu jeito?

Sem comentários

Cancelar