CarPlay e Android Auto: conheça essas tecnologias de som automotivo

CarPlay e Android Auto: conheça essas tecnologias de som automotivo

Quais tecnologias de som automotivo você conhece? Nos últimos anos, Apple e Google entraram no mercado automobilístico para fornecer meios para que os seus usuários conseguissem acessar recursos dos seus smartphones de forma inteligente e inovadora.

Chamadas de Apple CarPlay e Android Auto, essas duas tecnologias de som automotivo tornaram o uso de veículos mais simples, inteligente e dinâmico. Além disso, graças a comandos de voz inteligentes, a segurança foi ampliada, reduzindo riscos. Confira mais sobre o tema abaixo!

O que é o Android Auto?

Android Auto é o sistema utilizado pelo Google para conectar smartphones Android a sistemas multimídia de veículos. Compatível com mais de 400 automóveis e modelos de centrais multimídia vendidos em todo o planeta, essa é a principal tecnologia de som automotivo para donos de Android. Para utilizá-lo, basta ter um aparelho com qualquer versão do sistema lançada a partir da Lollipop.

No Android Auto, o usuário pode enviar e receber mensagens de texto via voz, além de realizar ligações. Com uma interface simples e intuitiva, é possível acionar o Google Maps e aplicações para reprodução de mídia. Assim, fica muito mais fácil ouvir aquele podcast ou disco que está salvo no seu celular.

Como o Apple CarPlay funciona?

Apple CarPlay é a maneira mais eficaz de conectar um iPhone à central multimídia de um veículo. Ele está disponível em mais de 300 modelos de automóveis vendidos em todo o planeta e, assim como o Android Auto, permite a execução de recursos via voz, toque ou controles específicos. Para utilizar o Apple Carplay, é necessário ter os seguintes smartphones:

  • iPhone SE, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5;
  • iPhone 6, iPhone 6 Plus;
  • iPhone 6s, iPhone 6s Plus;
  • iPhone 7, iPhone 7 Plus;
  • iPhone 8, iPhone 8 Plus;
  • iPhone X.

Com o Apple CarPlay, é possível executar aplicativos de músicas, rádios online, podcasts, chamadas e mensagens de texto. Sem tirar os olhos da estrada, o motorista tem acesso a uma série de funcionalidades que tornam o seu dia a dia mais prático e inteligente.

Quais são as vantagens de ter um sistema moderno integrado ao automóvel?

Tecnologias de som automotivo como o Apple CarPlay e o Android Auto trazem uma série de benefícios para o motorista. A direção torna-se mais segura, uma vez que o acionamento de funções multimídia, como a execução de músicas, assim como ligações e resposta a mensagens poderão ser executados por meio de comandos de voz. Não será necessário tirar os olhos da estrada para utilizar esses recursos, o que reduz drasticamente as chances de ocorrer um acidente.

Além disso, a interface moderna facilita o uso de tais funções. Com botões simples e de fácil uso, o fato da interface ser via toque não será um problema para o usuário.

Há também a expansão de recursos que a conectividade com smartphones proporciona. Não há a necessidade de esperar o fabricante disponibilizar updates de software para ter acesso a novos recursos, uma vez que isso fica a cargo da Apple e do Google. Assim, há a garantia de que os aplicativos desses sistemas serão otimizados sempre.

Gostou das nossas dicas sobre tecnologias de som automotivo? Então compartilhe o post no seu Facebook!

Sem comentários

Cancelar