Como reconhecer um som automotivo de qualidade? Veja aqui!

Como reconhecer um som automotivo de qualidade? Veja aqui!

Aos apaixonados por um som automotivo de qualidade, saber se o que está instalado em seu veículo está alinhado ao seu desejo de curtir um som com a galera, no volume que quiser e no momento que achar mais apropriado, é importantíssimo para evitar gastos desnecessários e muita dor de cabeça posteriormente.

Pensando nisso, falaremos um pouco sobre a qualidade do som automotivo, além dos cuidados que devemos tomar para fazer valer a pena o investimento realizado.

O que determina um som automotivo de qualidade

É muito provável que você já tenha se deparado com um carro passando na rua fazendo barulho. Isso mesmo: barulho, e não musica. Algo que não dá para entender devido à quantidade de ruídos e o som “rachado” emitido por aquele veículo.

Este é um exemplo da falta que faz um bom projeto de instalação ou da consequência da má qualidade de equipamentos instalados.

O primeiro ponto é: o que você deseja que o som do seu carro reproduza? Sabendo disso, podemos pensar no que investir para suprir seu desejo. É claro que, independente do som que você costuma ouvir, ter a sensação de que ele está saindo claramente na altura ideal faz a diferença!

Tenha em mente que a qualidade dos equipamentos comprados deve ser supervisionada e confirmada pelo profissional que fará a instalação do som automotivo. Por isso, converse com ele antes de fechar o negócio para garantir um bom investimento.

Certifique-se de que os alto-falantes suportam a potência desejada e se o módulo de som utilizado consegue distribuir com eficácia com a bateria do cofre ou se há a necessidade de uma bateria auxiliar.

Equipamentos envolvidos no som automotivo de qualidade

Muitos equipamentos são comercializados para atender a grande demanda que esse mercado exige. Por isso, pesquise bem antes de decidir qual peça fará parte do seu projeto.

Saiba que um som de qualidade não é aquele que prejudica a sua audição, é aquele que transmite de maneira limpa e potente a música escolhida. A seguir, veja os equipamentos envolvidos nesse processo:

Bateria

Observe qual a amperagem necessária para que o módulo consiga distribuir e potencializar o som. É importante pensar em uma bateria auxiliar à bateria do cofre, pois o próprio veículo já utiliza parte dessa energia para fazer funcionar seus componentes e acionar a ignição.

Tenha em mente que o módulo fica distante da bateria do cofre, o que exige uma fiação longa. Isso pode ocasionar uma perda de energia no momento de seu uso. Reveja o projeto e calcule as saídas de energia necessárias para que você não tenha surpresas ao ligar seu veículo.

Módulo ou Amplificador

Fique atento no momento da compra ao consumo musical indicado de fábrica contido na descrição do módulo. A quantidade de RMS – Root Medium Square –, ou seja, a raiz média quadrada (que é o mesmo que a potência real convertida em som) definirá qual é o módulo necessário para seu projeto.

Fonte

Quanto maior ou mais potente for o som do carro, maior será o consumo de energia da bateria automotiva. Por isso, as fontes são fundamentais, pois elas servem para atender a alimentação, fornecendo energia da fonte automotiva para o sistema de som, e ainda carregando o banco de baterias, permitindo assim que o som toque por muito mais tempo.

Processador ou Crossover

O processador e o crossover são produtos diferentes, sendo que eles funcionam respectivamente de forma digital e outro analógica, mas ambos são ideias para  melhorar a qualidade sonora do som automotivo, pois em comum operam equilibrando e equalizando as frequências do som.

Alto-Falantes

O mercado está cheio de opções sendo lançadas diariamente. Por isso, peça a indicação de um profissional instalador experiente e que seja da sua confiança.

carro, pois a instalação na parte interna causaria desconforto e distorção sonoplasta.

Neste artigo, listamos alguns elementos importantes, de forma resumida, que compõem um som automotivo de qualidade e os equipamentos envolvidos nesse processo. Aos apaixonados pelos sons potentes, deixamos a dica de tomar cuidados com multas de som automotivo de acordo com lei para evitar pontos da carteira ou confisco do veículo.

Gostou deste conteúdo? Quer saber dicas de customização de carro para deixar do seu jeito? Leia agora!

Entenda um sistema básico de som automotivo

Next Article

Entenda um sistema básico de som automotivo

Sem comentários

Cancelar