Descubra as inúmeras vantagens de um volante com comando de som

Descubra as inúmeras vantagens de um volante com comando de som

Com a popularização e o avanço da tecnologia em acessórios para veículos, o controle de som para volantes já deixou de ser um item exclusivo para carros de luxo. Os motivos são diversos: essa ferramenta não traz apenas benefícios estéticos ao veículo, mas também apresenta muitos outros tipos de vantagens para o motorista.

Quer saber quais são elas? Então continue lendo este post. Neste texto, você vai conhecer de perto esse equipamento de som tão importante para seu veículo e entender melhor como ele é capaz de promover muito mais conforto e segurança na direção.

O que é o controle de som para volantes?

O controle de som é um acessório capaz de acionar as principais funções do áudio automotivo e funcionalidades do rádio sem que o motorista precise retirar as mãos do volante durante a condução do veículo.

Geralmente, esse equipamento consiste em uma película de fácil instalação, equipada com uma cola de alta durabilidade (semelhante aos adesivos 3D). O acessório pode ser disponibilizado em 3 versões:

  • versão combo: consiste no controle de som do volante com central receptora incluída, acompanhada de mais um controle móvel de longa distância;

  • versão avulsa: controle de som no volante via radiofrequência, exclusivo para uso em conjunto com a central do controle;

  • versão full: controle de som no volante via radiofrequência com a central do controle incluída.

Todos os modelos possuem a mesma forma de aplicação por meio de uma discreta película, que torna a fixação do equipamento no volante possível sem interferir na originalidade de sua estética.

Como o controle de som para volantes funciona?

Os controles de som possuem uma central receptora, mais conhecida como RX. Esse recurso recebe informações de áudio via radiofrequência e faz uma conversão pelo sistema infravermelho, que é o que vai se comunicar com o aparelho de som automotivo.

Essa codificação pode ser aplicada de 2 maneiras. A 1ª delas é o modo memória, que consegue codificar, automaticamente, mais de 100 tipos de aparelhos já pré-configurados e conhecidos no mercado (por exemplo: Sony, Philco e Multilaser).

Caso o motorista tenha um aparelho que não conste nessa pré-configuração, o produto possui uma outra função, que é o modo aprender. Esse recurso consegue assimilar e copiar as funções do controle original do rádio, interligando-o com qualquer outro aparelho de som que o proprietário possuir.

Quais veículos podem contar com um controle de som para volantes?

No geral, qualquer carro pode ser equipado com um controle de som para volantes, seja qual for o ano ou o modelo. No entanto, o único critério que viabiliza a instalação está na existência da tecnologia de infravermelhos, que não costuma ser encontrada em aparelhos de fábrica.

Isso significa que, além da compatibilidade do aparelho vendido (caso não seja universal) com o modelo do automóvel, é preciso se certificar de que aquele carro realmente possua o infravermelho para conseguir instalar esse produto, ainda que o veículo faça parte de uma versão básica.

Quais são as principais vantagens de um controle de som para volantes?

Além de ser uma ótima forma de customizar seu carro por um baixo custo, existem diversas razões que justificam o investimento em um bom controle de som para volantes. As principais delas são:

Conforto e segurança

Já imaginou poder ouvir as notícias do dia, escutar e pular as músicas que você mais gosta, alterar o volume do rádio, mudar de estação e ligar ou desligar o som enquanto dirige sem o risco de se desconcentrar do trânsito?

A funcionalidade mais interessante do controle de som para volantes é que o motorista não precisa desviar o olhar nem as mãos enquanto conduz o carro, tendo total praticidade e controle sobre as principais funções do seu áudio.

Fácil instalação

Já que o controle exerce funções no rádio por meio do infravermelho, não é preciso fazer modificações bruscas no carro para realizar a instalação do comando de som. O volante sempre vem pronto para a inclusão do acessório — muitas vezes, com a central já embutida. Isso proporciona muita simplicidade e economia na sua aplicação.

Design moderno e qualidade sonora

O design ultrafino — porém, com riqueza de detalhes — conta com uma estrutura resistente para garantir um toque de estilo e esportividade a qualquer veículo.

Como se isso não bastasse, o controle para volantes é capaz até de melhorar a qualidade do som automotivo. Isso porque o acessório decodifica o sinal de comando original do carro, permitindo a captação de tecnologias auditivas mais modernas.

Funcionamento à distância

Muitos motoristas que gostam de música alta ou participam de campeonatos automotivos especializados valorizam a potência e qualidade do som de seus próprios veículos sem abrir mão da praticidade.

Por isso, o usuário pode controlar o som fora do carro por meio de um controle de longa distância.

Este recurso permite que qualquer pessoa escute as músicas do rádio ou pen drive conectado ao sistema de som do carro ao lavá-lo, limpar a garagem, exercer atividades ao ar livre e participar de uma festa, um churrasco ou um acampamento, por exemplo.

O que fazer para ter um controle de som no volante?

O 1º passo é identificar se o carro conta com um sistema infravermelho. Isso pode ser verificado no manual oficial do veículo. Certifique-se, também, de que o aparelho de som do carro conta com um controle remoto.

Apesar de a instalação ser simples, é recomendada a escolha e contratação de um técnico especializado para que a performance do som do carro seja a melhor possível. Por fim, o último passo está na seleção de um dispositivo moderno e de qualidade.

Os melhores controles de som possuem teclado em policarbonato, de alta resistência e durabilidade. O adesivo de instalação que adere ao volante é o 3M, que promove excelente fixação em qualquer superfície. Além disso, o acessório também possui diversas funções definidas, que podem ser reconfiguradas.

Agora que você já sabe tudo sobre o controle de som para volantes, que tal contar com a ajuda de uma marca especializada para escolher o seu? Entre em contato conosco e conheça a excelência dos nossos produtos de perto!

Sem comentários

Cancelar