Fontes Automotivas: características e suas funções

Fontes Automotivas: características e suas funções

Se você curte ouvir um som mais alto e montou um projeto para o seu carro com o intuito de usá-lo em festas, churrascos e outros momentos de lazer, você precisa conhecer as características das fontes automotivas e suas principais funções. Isso porque quanto maior ou mais potente for o som do seu carro, maior será o consumo de energia da bateria automotiva.

Portanto, para que o sistema automotivo apresente um bom desempenho e funcione de forma segura, é importante usar fontes automotivas. Mas, antes de escolher a fonte automotiva ideal, com o melhor custo benefício para o seu carro, é preciso entender para que elas servem e como elas funcionam. Acompanhe o post e confira as nossas dicas sobre o assunto.

Características e funções das fontes automotivas

As fontes transformam a energia da tomada, aquela de corrente alternada — 110 ou 220v — em tensão de trabalho das baterias automotivas — corrente contínua. Módulos de alta voltagem — como as baterias automotivas — têm diferentes tipos de corrente, portanto não podem ser ligadas diretamente na tomada, além de precisarem de uma fonte transformadora para tal.

Sendo assim, as fontes automotivas tem dois principais compromissos: atender a alimentação, fornecendo energia do sistema de fonte automotiva para o sistema de som, e ainda carregar o banco de baterias, que é a função prática da fonte.

Sistema de carga inteligente (SCI)

O sistema de carga inteligente (SCI) é um sistema exclusivo da JFA Eletrônico. Ele foi criado a partir do estudo feito com os principais fabricantes de fontes automotivas do Brasil, que analisou o comportamento do carregamento padrão de baterias.

O processo automático de carregamento de bateria envolve o fornecimento de 14,4 volts para manter o sistema de som funcionando, enquanto ele estiver requisitando energia. Com a ajuda do SCI, ocorre a automática saída de energia da fonte, operando em 14,4v, sempre que o sistema requisitar mais energia.

Mas, se a fonte automotiva estiver só carregando o banco da bateria, ele carrega totalmente até um certo momento e entra na condição de flutuação. A condição de flutuação é aquela em que a fonte tem que manter o fornecimento da bateria em 13,8 volts.

Na flutuação, o SIC opera com a tensão de saída em ciclos e 13,8v e 14,4v, a cada 5 minutos, mantendo o sistema por 5 segundos. Dessa forma, o uso do sistema de carga inteligente (SCI) torna possível alimentar a eficiência da carga da bateria, bem como prolongar a sua vida útil, impedindo ainda o aquecimento de suas placas. O aumento da vida útil varia de acordo com cada fabricante e ainda do estado da bateria quando ela começou a ser usada e recarregada.

A condição de flutuação é inclusive recomendada pelos fabricantes de bateria, sendo que algumas usadas em sons automotivos duram até 10 anos na flutuação, sem serem utilizadas.  

Vale lembrar que se a bateria for carregada sempre a 14,4 volts, ela certamente terá menor durabilidade, porque o consumo de energia elétrica é mais alto. Quando a bateria é carregada em 14,4 volts, ela é forçada a consumir 1% da carga nominal.

Por exemplo, ao carregar uma bateria de 50 amperes, 0,5 amperes é consumido o tempo todo e isso gera desgastes na bateria. A partir do momento em que o carregamento ocorre em 13,8 volts, é retirado o efeito do consumo constante de energia, o que minimiza o desgaste.

As fontes JFA Eletrônico estão disponíveis nas versões: 10A 36A, 50A, 60A, 70A, 100A, 120A, 150A e 200A. Elas são desenvolvidas para proporcionar máxima eficiência na alimentação e carga das baterias no sistema de 12 volts, sem danificá-las.

Contador amper hora

Considerando que a bateria automotiva está descarregada, no momento em que é feito o processo de carga, o contador amper hora é usado para medir a quantidade de carga acumulada por ela. A quantidade de energia transferida para a bateria é chamada de corrente e é dada em amperes. Assim, a amperagem da fonte é a quantidade de energia transferida para a bateria, ou seja, a potência da fonte.

Por exemplo, se uma bateria automotiva tem capacidade de carregamento de 100 amperes/hora, durante o processo de carga, o contador de amper hora certamente verificará a quantidade de carga acumulada e indicará se o carregamento final alcançou o máximo de 100 amperes/hora.

Dessa forma, se o contador de amper hora apontar ao carregamento final da bateria um valor abaixo dos 100 amperes/hora, como 70 amperes/hora, já significa que a bateria não apresenta mais a performance de carga e a capacidade de acumular energia.

Esse monitoramento é importante para medir em que estado a bateria se encontra e se ela realmente está entrando em processo de envelhecimento. Quanto mais velha a bateria automotiva fica, menor é a eficiência no acúmulo de carga.

O contador ampere hora informa ainda o quanto de carga foi acumulada pela a bateria durante o ciclo de carregamento e com esta leitura é possível saber se a bateria está em bom estado de funcionamento.

Principais benefícios das fontes automotivas

Entre as principais vantagens proporcionados pelos dois sistemas está a capacidade de carregar a bateria automotiva com mais eficiência, prolongando a vida útil e no médio prazo tornando melhor o retorno do investimento.

O uso dessas fontes evitará falhas ao tentar dar partida no veículo e ainda impedir danos a aparelhagem do som automotivo por problemas de alimentação. As fontes automotivas podem ser usadas para carregar quantas baterias forem precisas, mas quanto maior for o número de componentes, maior será o tempo gasto para completar a carga.

Vale destacar que a bateria automotiva é um item de valor agregado para o sistema de som. Assim, tanto um carro novo, quanto um velho podem usar. É importante lembrar que elas sempre podem ser carregadas, não interessando onde elas estejam.

Se você precisa de uma fonte automotiva para melhorar a performance do som do seu carro, entre em contato com a JFA Eletrônico, tire suas dúvidas e descubra qual é o melhor equipamento para o seu projeto.

Sem comentários

Cancelar