O que é tuning? Conheça esse estilo de vida

O que é tuning? Conheça esse estilo de vida

Você sabe o que é tuning? Saiba que se trata de mais do que uma simples atividade, é um verdadeiro estilo de vida das pessoas que são apaixonadas por seus carros. As modificações presentes nos veículos de quem é adepto desse tipo de prática, não servem apenas para proporcionar um pouco mais de conforto para o tempo que passam dentro de seus carros, mas também criam algo exclusivo, inconfundível para quem percebe o veículo por onde ele passa.

Saiba mais a respeito da prática do tuning acompanhando os tópicos do nosso post de hoje.

O que é tuning?

O tuning é a arte de modificar não apenas a aparência dos veículos, mas também o desempenho, com a troca de algumas peças.

Os veículos que saem de fábrica são configurados para os usuários comuns conforme as determinações dos setores de engenharia e design das montadoras. O tuning serve para adequar esse veículo de acordo com as preferências estéticas, de conforto e também de desempenho do proprietário.

Atualmente, são diversos os fabricantes de peças e acessórios que são especialistas em fornecer artigos para a tunagem.

Quais as principais modificações?

Áudio

A personalização típica no caso dos equipamentos de áudio automotivo é a instalação de módulos de potência, alto-falantes maiores, equalizadores e tudo aquilo que servirá para que o som do carro ofereça o máximo em volume e qualidade.

Muitos dos proprietários que modificam o sistema de som do veículo participam, inclusive, de campeonatos em que os requisitos para vencer consistem em ter um sistema de áudio que se sobreponha aos demais em presença. Ou seja, o carro que tocar a música em um volume mais alto no ambiente leva o prêmio.

Motor

Outra reconfiguração típica para quem gosta do tuning, é a instalação de peças que aumentam a potência do motor, como: chips que modificam as características originais dos comandos eletrônicos, módulos de turbo de injeção, compressores, etc. Esses tipos de modificação muitas vezes também prescindem de alterações estéticas, como mudanças nas saídas de ar, tampa do capô, entre outras.

Carroceria

As modificações na parte externa do veículo, basicamente, restringem-se aos motivos estéticos, como por exemplo: aerofólios, spoilers, saias, pintura, apliques nas grades, plotagens e mais uma infinidade de possibilidades.

Mudanças na carroceria também podem servir para modificar a questão aerodinâmica do veículo, como a instalação de peças que permitem uma melhor aderência do pneu ao solo, retrovisores mais leves, etc. No entanto, visto que os limites de velocidade no Brasil são bem estabelecidos em todo o território e as multas são caríssimas para esse tipo de infração, normalmente o foco é deixar o possante mais bonito mesmo.

Rodas e amortecedor

Quem entende o que é tuning, logo imagina um veículo rebaixado e com rodas de aro maior que o convencional. Veículos tunados com as molas diminuídas e com belíssimas rodas são comuns de se ver por aí. Alguns chegam a estar quase colados ao chão e lançam mão inclusive de sistemas a ar para levantar e abaixar o veículo, o que deixa tudo ainda mais atraente.

Pneus de perfil baixo, faróis de xênon, modificações nos mostradores da parte interna dos carros e mais uma série de acessórios possíveis fazem parte do universo do tuning. O cuidado a ser tomado nessa prática é com a segurança envolvida na modificação.

Qualquer acessório instalado de forma inadequada pode provocar quebras de peças, desgastes prematuros, maior consumo de combustível e muitas outras complicações. Portanto, faça o serviço apenas com profissionais competentes no assunto.

Gostou de aprender sobre o que é tuning? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo! Estamos no FacebookTwitter e YouTube.

Sem comentários

Cancelar