Quer mais potência no seu som automotivo? Confira essas dicas.

Quer mais potência no seu som automotivo? Confira essas dicas.

Todo apaixonado por quatro rodas gosta de cuidar bem do carro. Muitos até preferem  customizar o seu carro para dar um toque pessoal. Atualmente no Brasil, o tuning, que é uma prática de personalizar os carros, é super comum.

Existem vários tipos de personalização, mas, entre eles, o som automotivo é um dos que mais chamam a atenção. Afinal, quem não curte ouvir no carro as músicas que gosta de maneira que empolgue e mostre a qualidade do seu som, não é mesmo?

No entanto, algumas questões precisam ser verificadas antes de investir nos componentes necessários, como os equipamentos corretos, a instalação e, principalmente, a potência do som. A seguir, confira algumas dicas especiais sobre o assunto!

Troque os alto-falantes

Caso você queira melhorar o som do seu carro, primeiramente, é interessante trocar alguns componentes, como os alto-falantes, por exemplo. Essa é a maneira mais simples de verificar alguma diferença logo de cara com relação à parte sonora do veículo ao substituir o que veio instalado de fábrica.

Fazendo as devidas trocas, você notará uma clareza maior no som e, provavelmente, perceberá detalhes nas músicas que não havia ouvido antes. Opte sempre por produtos de qualidade para que faça valer a pena essa mudança.

Adicione um amplificador

Para cada tipo de frequência sonora, os amplificadores podem assumir uma regulagem de potência diferente. Ou seja, uma determinada nota pode exigir uma potência maior do que outra em um mesmo equipamento.

Por isso, um amplificador separado consegue proporcionar uma energia mais suave e limpa do que qualquer aparelho estéreo. Assim, torna-se uma ação eficiente a fim de trazer melhorias ao sistema de som do automóvel.

Coloque um processador de sinal ou equalizador

Comece a reparar. Muitas vezes, o interior do carro pode apresentar problemas sérios quanto à qualidade do som. Isso acontece porque alguns materiais absorvem e abafam o som emitido, mesmo que as superfícies de vidro e plástico reverberem com clareza.

No momento que você instala um processador de sinal ou equalizador, a resposta de frequência consegue ser melhor ajustada. Você consegue alterar a largura de cada faixa de EQ, elimina os picos descontrolados de resposta de frequência e ainda aumenta as notas graves.

Acrescente um subwoofer

Normalmente, os alto-falantes originais de fábrica não possuem a capacidade de reproduzir os tons mais graves com eficiência. Por isso dá uma certa impressão de que a música é tocada mas não é possível compreender direito a letra, como se saísse um som seco e truncado.

O subwoofer tem a função de amenizar esse problema. Ele consegue oferecer uma qualidade maior nos graves, sendo que quanto maior a polegada, melhor a performance do som interno por causa da ressonância causada.

Compre um capacitador

Caso queira levar a sério mesmo a melhora do som automotivo, é preciso pensar grande e adquirir componentes que possam trazer uma experiência diferenciada para o seu veículo tunado.

O sistema de som acaba sugando muito a energia do carro com relação à parte elétrica. Assim, ao instalar um capacitador, uma espécie de buffer entre o amplificador e a bateria do carro, ele vai armazenar o poder emitido pelo alternador e liberá-lo para o amplificador, reproduzindo os sons mais graves.

O que você deve ter em mente é que qualquer mudança realizada no seu carro precisa ser feita por uma boa equipe de profissionais para ter o melhor desempenho possível. De resto, é só curtir a potência do som e quem sabe até participar de algum campeonato na categoria.

Então, o que achou dessas informações? Aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro dessas dicas!

Sem comentários

Cancelar